Creme Patissiere

Receita de Creme Patissiere

Que tal aprender como fazer creme patissiere original de confeiteiro? O passo a passo é simples e rápido, tenho certeza que você vai amar! O creme patissiere ou creme de confeiteiro como é mais conhecido, nada mais é do que um creme a base de gemas e é praticamente a base da maioria dos doces franceses. Ele é muito conhecido aqui no Brasil por ser o recheio mais famoso do sonho de padaria. Mas como ele você pode fazer vários doces e rechear vários tipos de sobremesa. Além de ser uma receita simples, o creme patissiere é econômico pois leva ingredientes que todo mundo já tem em casa. Para quem achava que fazer em casa era dificil, hoje vai ver que é bem fácil e vai querer fazer sempre! A receita de creme patissiere pode ser usada para sonho, para rosca, para cupcake, para pavê, para torta e até para cobrir bolo. Quem trabalha com outros tipos de recheios e ainda não fazia esse por não achar a receita correta, experimente fazer essa e veja o resultado. O creme patissiere tem uma consistência firme, perfeita para doces gelados e doces que vão ficar fora da geladeira também. Ele dura até 5 dias na geladeira e 2 dias fora da geladeira pois não tem conservantes. Creme Patissiere.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) leite integral (480ml)
  • 3/4 xícara (chá) açúcar refinado (150g)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (18g)
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho (18g)
  • 4 gemas de ovo (70g)
  • 1 colher (chá) de extrato ou pasta de baunilha (ou 1/2 fava)

Modo de Preparo:

  1. Numa panela, coloque o leite e a baunilha;
  2. Leve ao fogo médio até levantar fervura;
  3. Enquanto isso, despeje o açúcar numa tigela, o amido de milho e a farinha de trigo;
  4. Misture bem com a ajuda de um batedor de arame (fouet);
  5. Em seguida adicione as gemas (peneiradas) e vá misturando com a ajuda do batedor de arame até encorporar e formar uma pasta;
  6. Quando o leite estiver fervendo, desligue o fogo e vá colocando o leite quente aos poucos nessa mistura de ovos;
  7. DICA: enquanto coloca o leite, vá mexendo sem parar para fazer a temperagem. É muito importante que seja colocado o leite aos poucos.
  8. OBS: se você tiver usado a fava da baunilha, retire ela do leite para fazer esse processo.
  9. Despeje essa mistura em uma panela e leve ao fogo médio;
  10. Mexa sem parar, por cerca de 5 minutos ou até começar a engrossar;
  11. Retire do fogo, transfira para uma tigela e cubra com um plástico filme, deixando bem rente ao creme patissiere, para não formar casquinha;
  12. Aguarde esfriar completamente e use em seguida ou guarde na geladeira.
    DICA: para quem for guardar na geladeira, quando for usar, bata novamente com a ajuda de um batedor de arame para que ele fique com uma consistência melhor.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

themekiller.com